top of page

Lençóis Paulista "Feito à Mão" - Por Maria Juciléia de Freitas

A iniciativa do quadro "Lençóis Paulista Feito à Mão", promovido pela Secretaria de Turismo de Lençóis Paulista, tem como finalidade reconhecer e promover o trabalho de artesãos e manualistas do município. Ao registrar e divulgar suas histórias, o projeto fortalece a identidade cultural local e posiciona os trabalhos manuais como diferenciais turísticos, fomentando a economia criativa e abrindo novas possibilidades de geração de renda.


Nesta edição, o quadro "Lençóis Paulista Feito à Mão" apresenta a trajetória de Maria Juciléia de Freitas, manualista que desde a infância demonstrava interesse pelo universo dos fazeres manuais. Ainda criança, auxiliava sua mãe na confecção de porta-retratos e caixinhas com técnica de decoupagem, iniciando, assim, seu envolvimento com a arte manual.

Conhecida como Léia, seu interesse por novas técnicas foi crescendo ao longo dos anos. Apaixonada por plantas, decidiu, ao se casar e mudar de residência, cultivar seu próprio jardim. Foi nesse momento que surgiu uma nova paixão: a criação de mini jardins.

Inicialmente, Léia produzia os mini jardins como forma de ornamentar seu espaço e presentear pessoas próximas. Léia também usava sua criatividade para pintar e decorar os vasos os quais ela utilizava. A aceitação foi tão positiva que passou a receber encomendas e, consequentemente, iniciou a comercialização dessas peças.


Motivada pelo sucesso, passou a se aprofundar na técnica de terrarismo, buscando conhecimento por meio de cursos e conteúdos disponíveis na internet. Hoje, ela se destaca como uma artista especializada na criação de terrários.


Atualmente, a artista desenvolve uma ampla variedade de produtos, que incluem mini jardins, terrários de vários tamanhos, quadros com musgo preservado e porta-chaves, todos com a possibilidade de personalização, conforme as preferências de seus clientes.


Ao ser questionada sobre um trabalho que a marcou de forma especial, a artesã relembrou com emoção a confecção de um terrário criado para homenagear um pet falecido. A peça incluía a miniatura da cachorrinha Bella, da raça golden retriever, eternizando uma memória afetiva com delicadeza e significado.


Com criações únicas e personalizáveis, Léia destacou a relevância do apoio oferecido pela Secretaria de Turismo, por meio do Programa Artesãos em Ação, do qual é participante:

“A Secretaria de Turismo desempenha um papel fundamental no meu trabalho como artesã, pois as capacitações oferecidas pela SETUR contribuem para a profissionalização do meu negócio, além de possibilitar a participação em feiras e ampliar a divulgação e a visibilidade do trabalho artesanal.”


Ao final, ao refletir sobre o significado do artesanato em sua vida, Léia resumiu em poucas palavras: “Amor pelo que se faz.”


Se você também trabalha com artesanato ou com técnicas manuais, cadastre-se por meio do link: http://encurtador.com.br/ayAO8 e conheça os projetos, capacitações e eventos voltados ao setor.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page