top of page

Lençóis Paulista "Feito à Mão" - Por Lúcia Helena Gigioli

O quadro “Lençóis Paulista Feito à Mão”, idealizado pela Secretaria de Turismo de Lençóis Paulista, tem como objetivo valorizar e divulgar o trabalho dos artesãos e manualistas da cidade. Ao registrar suas trajetórias e compartilhar suas histórias, a iniciativa fortalece a cultura local e destaca o artesanato como um atrativo turístico único, estimulando a economia criativa e criando novas oportunidades para a geração de renda.

Nesta edição, é importante destacar que neste mês de setembro celebra-se o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data que promove a igualdade e inclusão, incentivando a construção de uma sociedade mais acessível.

Como forma de homenagem e valorização da representatividade, o quadro “Lençóis Paulista Feito à Mão” apresenta a história de Lúcia Gigioli, que, mesmo diante dos desafios de sua rotina de locomoção, segue irradiando brilho nos olhos e entusiasmo pela vida.

Atualmente, a artesã encontra-se em cadeira de rodas por conta de sua enfermidade, ela é portadora da A.M.E. (Atrofia Muscular Espinhal) - doença genética, rara e degenerativa que afeta os neurônios motores, responsáveis por controlar movimentos voluntários do corpo. Mas, Lúcia nunca se deixou abater. Com coragem, ela segue enfrentando cada desafio, mantendo viva sua essência criativa e seu amor pelo artesanato.

A manualista relata que essa paixão pelas artes manuais teve início ainda na infância devido a um trabalho escolar. Com a ajuda de uma prima, ela aprendeu a fazer crochê e confeccionou uma toalha para expor na escola na qual estudava.

A partir daí, Lúcia foi aprendendo novas técnicas, consultava revistas para buscar inspirações e além do crochê, aprendeu técnicas como pinturas, bordados, tricô e amigurumi.

Hoje em dia, a artista desenvolve e comercializa diversos produtos como panos de prato, chaveiros, porta-copos, luvas, toucas, meias, toalhas e centros de mesa e personagens que acompanham as tendências do momento.

Lúcia conta que busca grande parte de suas inspirações na internet, explorando vídeos, tutoriais e referências de artesanato que a ajudam a aprimorar suas criações. Seu maior sonho é poder compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, ensinando as técnicas manuais que aprendeu ao longo do tempo.

A manualista também faz parte do programa “Artesãos em Ação” da Secretaria de Turismo e detalha a importância do apoio da Setur:

“Poder participar das capacitações e feiras trouxe mais visibilidade ao meu trabalho e tem atraído novos clientes. Esse incentivo faz toda a diferença para quem vive do artesanato, especialmente no meu caso. Através do artesanato, encontrei uma forma de conquistar uma renda extra e, mais do que isso, de manter uma rotina mais ativa que me proporciona mais autonomia e bem-estar”.

Para concluir essa história inspiradora, Lúcia compartilha uma mensagem que reflete a importância de nunca desistir:

“Eu quero deixar um recado muito importante para todos que enfrentam desafios, principalmente para quem tem alguma deficiência: nunca desistam dos seus sonhos. A vida pode trazer obstáculos, mas é justamente a nossa determinação que faz toda a diferença!”

E você também trabalha com artesanato ou com técnicas manuais?

Então, cadastre-se por meio do link: http://encurtador.com.br/ayAO8 e conheça os projetos, capacitações e eventos voltados ao setor.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page