Lençóis Paulista "Feito à Mão" - Por Cláudia Christian Médola Cunha
- Turismo Lençóis
- 26 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
O quadro “Lençóis Paulista – Feito à Mão” tem como propósito valorizar as trajetórias e experiências dos artesãos e manualistas do município que recebem o apoio da Secretaria de Turismo. Divulgada no site e nas redes sociais da Prefeitura e da SETUR, a iniciativa enaltece o artesanato e as atividades manuais como expressões culturais importantes, que também se consolidam como produtos turísticos. Além de fortalecer a economia criativa, o projeto incentiva práticas sustentáveis e amplia as oportunidades de geração de renda e desenvolvimento local.
Hoje, apresentamos a história de Cláudia Christian Médola Cunha, uma artesã que traz o talento no sangue. Desde a infância, influenciada pelo avô — um habilidoso alfaiate —, ela aprendeu os primeiros pontos de costura e crochê. Sua mãe, dona Eliane, também foi uma grande influência, ensinando-lhe o bordado e o ponto cruz. Assim, aos sete anos, Cláudia já confeccionava enxovais e atendia encomendas de vizinhos e familiares.
Com o passar dos anos, sua paixão pelo artesanato só cresceu. Buscando se aperfeiçoar, Cláudia passou a realizar cursos pela internet, onde também encontrava inspiração para criar novas peças e explorar diferentes técnicas.
Aos 23 anos, começou a frequentar os cursos da Casa da Cultura Maria Bove Coneglian, onde mergulhou de vez no universo artesanal. Lá, conheceu outros artistas, aprendeu novas técnicas e começou a participar de feiras de artesanato realizadas nos pátios das igrejas aos finais de semana.
Atualmente, Cláudia trabalha com bordado livre, crochê, ponto cruz, pintura, decoupagem, entre outras técnicas, e produz uma grande variedade de produtos: toalhas, tapetes, móbiles, pelúcias, bonecas de pano, porta-papéis higiênicos e panos de prato.
Com orgulho, ela conta que o artesanato é uma herança de família que faz questão de manter viva. E através de seus amigos, também artesãos, ela conheceu as ações da Secretaria de Turismo e passou a integrar o Programa Artesãos em Ação, participando de capacitações e feiras promovidas pela Setur.
Cláudia fala com gratidão sobre a importância desse apoio:
“A Secretaria de Turismo está de parabéns! Hoje nós, artesãos, temos incentivo e apoio para seguir em frente. As capacitações das quais participei foram incríveis — aprendi a valorizar ainda mais o meu trabalho. Sem contar as diversas feiras de artesanato das quais pude participar graças a eles.”
Quando questionada sobre o significado de ser artesã, Cláudia responde com um sorriso:
“Ser artesão é trabalhar com amor e paciência, porque é assim que os caminhos se abrem! Sempre existe a vontade de evoluir, de se aperfeiçoar a cada nova peça, e o resultado é sempre gratificante. É uma arte que floresce com o tempo. Sou muito grata à minha família por esse dom e por todos os ensinamentos.”
E você também trabalha com artesanato ou técnicas manuais?
Então, cadastre-se através do link http://encurtador.com.br/ayAO8 e conheça os projetos, capacitações e eventos voltados ao setor!





Comentários