No próximo sábado, dia 14, será inaugurado o Terminal Rodoviário Interbairros “Itagiba Mourão” e Plataforma de Embarque Ferroviário “Fortunato Coneglian”.

Essa é a primeira conquista concretizada através dos recursos oriundos do Município de Interesse Turístico! Isso foi possível graças ao empenho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável na época pelo desenvolvimento do Turismo e com o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Lençóis Paulista – COMTUR.

O alcance da classificação de Lençóis Paulista como MIT, proporciona a celebração de convênios junto ao Governo do Estado de São Paulo objetivando a transferência de recursos financeiros do fundo de melhorias dos municípios turísticos para investimentos no segmento, proporcionando melhorias em infraestrutura e até mesmo criação de novos atrativos para o município.

As obras fazem parte do Projeto Novo Centro, que inclui a reforma e ampliação das calçadas da Rua 15 de Novembro, da transformação da antiga rodoviária e outras áreas do centro em estacionamento rotativo, e mudanças para melhorar a fluidez do trânsito na região central da cidade. Dos R$396.085,09 investidos nas obras do Terminal, o Governo do Estado liberou R$ 385,026 mil a partir da classificação de Lençóis Paulista como MIT e o município investiu R$11.059,01 como contrapartida.

A Estação teve papel importante no desenvolvimento da cidade e por ela passaram mercadorias e passageiros nas décadas de 1890 a 1980. De estilo arquitetônico inconfundível, esta foi a segunda construção destinada ao embarque de passageiros da Estrada de Ferro Sorocabana. Foi inaugurada em 1938, com o nome de Estação Ubirama. Em 1940 retomou o nome de Estação Lençóis Paulista. Com linhas mais modernas, a nova estação substituiu a construída e inaugurada em 28 de Novembro de 1898 quando recebeu os imigrantes italianos.

No projeto de revitalização, deu-se como prioridade manter a estrutura arquitetônica, preservando assim, um dos patrimônios históricos de nossa cidade.

“A entrega da revitalização desse patrimônio histórico de nossa cidade, que é a antiga Estação Sorocabana, por onde passaram nossos pais e avós, é um motivo de imensa alegria para Lençóis Paulista. Ainda mais porque ela voltará a ter vida recebendo centenas de pessoas que vão utilizar o local como Estação Rodoviária Interbairros. É importante que as pessoas entendam que a entrega dessa obra faz parte de um projeto maior, o Projeto Novo Centro, que vai transformar a região central de Lençóis e prepará-la para todas as transformações que estamos vivendo, principalmente na área econômica. Estamos trabalhando para fazer um novo centro para uma nova cidade”, declarou o prefeito Anderson Prado.

A obra de revitalização da Estação Ferroviária contempla a instalação de cobertura em concreto armado, para a área de embarque e desembarque dos usuários do transporte público. Possui também rampas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, bancos em concreto, iluminação e paisagismo nesta área. O projeto foi elaborado e executado mantendo as características da Estação Ferroviária.

O espaço recebeu ainda pisos novos em granilite, pintura interna e externa das paredes e esquadrias, proteção externa na pintura com hidrofugante, adequação dos sanitários para atendimento ao público e pessoas com mobilidade reduzida, adequação de guichês para venda de bilhetes, pisos internos da cobertura do antigo embarque e desembarque dos trens, e calçadas externas em concreto alisado, implantação de rota acessível e corrimãos.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente executou no local os serviços para o nivelamento do solo, cercamento do espaço com alambrado, remoção e plantio de grama, projeto paisagístico, instalação de bancos e lixeiras, e plantio de mudas ornamentais no passeio público.

Serviço
Inauguração do Terminal Rodoviário Interbairros Itagiba Mourão, no sábado, 14, às 9h, na Rua Princesa Isabel, 549, centro.