Conhecida nacionalmente como a Cidade do Livro, Lençóis Paulista, se prepara para mais uma edição do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), que em 2019 comemora a 11ª edição do evento realizado ininterruptamente. A programação congrega as diferentes manifestações culturais como a literatura, a música, o cordel, a poesia, a contação de histórias, o teatro, a dança em um único evento. Como tema para este ano, a organização escolheu o escritor paulista, de Taubaté, Monteiro Lobato, eternizado pela História do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O escritor lençoense homenageado nesta edição será Nélson Faillace, que tem diversas obras sobre a história e crônicas da cidade.
 

 
A abertura do FILLP 2019 acontece no domingo, 3 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. A partir das 19h, o jovem Pedro do Cordel, de Bauru, se apresenta. Em seguida, após o cerimonial de abertura, sobe ao palco o cantor Peninha, autor de grandes sucessos como Sozinho, Sonhos, Que Pena, Alma Gêmea, Adoro Amar Você, entre outros. Peninha será acompanhado pela Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins. No encerramento da programação, o Festival vai receber o show acústico da banda paulistana IRA!, realizado em um palco externo que será montado especialmente para essa apresentação.
 
O FILLP é uma realização do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), com o patrocínio da Bracell e Zilor Energia e Alimentos, com produção-executiva da Canta Music Produções e apoio cultural da Lwart e Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Cultura.
 

 
“Para este ano vamos levar para o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, um pouco do mundo e do universo criado por Monteiro Lobato com suas histórias e personagens marcantes como Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho e Narizinho. Mais uma vez, o teatro vai se transformar em um espaço voltado para as diferentes manifestações cultural, valorizando o artista local e a popularização da cultura, com uma programação pensada para atender toda a comu nidade lençoense e da região, e o que é melhor, com programações e espetáculos gratuitos”, comenta o maestro Marcelo Maganha, Secretário de Cultura de Lençóis Paulista.
 
A organização do FILLP se preocupou com todos os detalhes para que os visitantes tenham toda a comodidade e possam aproveitar as inúmeras atrações programadas. Maganha ressalta que todos os dias haverá um lançamento literário e destaca a edição especial referente ao 1º Concurso Literário do FILLP 2019, na quinta-feira, com textos inéditos de escritores lençoense.
 
No palco principal do Teatro Adélia Lorenzetti, o público vai poder assistir espetáculos como o Encontro de Corais de Lençóis Paulista, conferir o Festival Encanta Jovens – Música Sertaneja, apresentação dos compositores Ronaldo Viola e João Carvalho, Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão, Etapa regional da competição Slam – batalha de versos, Prêmio FILLP – 1º Concurso Literário com Escritores Lençoenses, espetáculo de dança Morte e Vida Severina (Companhia Estável de Dança de Bauru), Banda Sinfônica Jovem (Lençóis Paulista), Orquestra de Maracatu e encerramento com o show acústico da banda paulistana IRA!.
 
Segundo a organização, para oito dias do evento são esperados mais de 20 mil participantes, entre alunos das escolas da cidade e visitantes de toda a região.
 
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FILLP 2019
 
03 de novembro
19h00 – Pedro Cordel Lançamento de Cordel – Pedro Cordel
19h30 – Orquestra de Cordas da Casa da Cultura
20h00 – Cerimônia de abertura com apresentação da Orquestra Municipal Maestro Agostinho Duarte Martins e participação do cantor PeninhaFILLP – Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista. Patrono Monteiro Lobato “As Histórias de Lobato” – Escritor Homenageado Nelson Faillace
 
04 de novembro
19h00 – Lançamento dos Livros: Para Imperfeitos (Wagner Rogério Barbosa) e Notas de Escurecimento (Plínio Camillo) e palestra o que é literatura negra.
19h30 – Visitação às Livrarias
20h00 – Encontro de Corais
 
05 de novembro
19h00 – Editora Mireveja O pulsar da resistência – Arthur Monteiro Junior
Buenos Aires, livro aberto, guia literário da capital Argentina – João Correia Filho
19h30 – Visitação às Livrarias
20h00 – Festival Encanta Jovens – Música Sertaneja com Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” convida Ronaldo Viola e João Carvalho
 
06 de novembro
17h00 – Encontro SLAM e Batalha de Versos
18h00 – Lançamento do livro Diário Bolivariano de Emerson Alcalde – SLAM Poetisa Patrícia Meira (vários livros publicados)
19h30 – Orquestra de Maracatu
20h00 – Competição SLAM e Batalha de Versos
 
07 de novembro
19h00 – Lançamento do Livro: Edson Fernandes e Luiz Paulo Domingues “Fronteira Infinita”
19h30 – Grupo Vocal Feminino da Casa da Cultura
20h00 – Cerimônia de premiação, Lançamento Livro: 1º Concurso Literário (Escritores Lençoenses), palestra – Toni Brandão (Prêmio FILLP)
 
08 de novembro
19h00 – Lançamento dos Livros Estrangeiro (Eder Pires Camargo) – Editora Plêiade e Frequência Insólita (Nicolás Irurzun)
19h30 – Apresentação do Grupo Revirando
20h00 – Dança literária: Morte e Vida Severina – Sivaldo – Bauru
21h00 – Apresentação Street Star – Espetáculo As Melhores Coisas da Vida
 
09 de novembro
09h00 – Projeto Lê no Ninho
10h00- Lançamento do Livro: Respira, Shom! (Gilson Carraro)
11h00 – Teatro de Bonecos “João come feijão”
13h00 – Projeto Bairro Feliz
14h00 – Visitação às Livrarias, Circo do Picapau Amarelo
15h00 – Oficinas lúdicas – Valeria Caram (Foyer)
17h00 – Concurso Imagine
19h00 – Lançamento livro: Maria Fumaça e seus filhos – Adilson Motta
19h30 – Visitação às Livrarias Circo do Picapau Amarelo
20h00 – Concerto Banda Sinfônica Jovem de Lençóis Paulista apresentando temas de filmes
 
10 de novembro
10h00 – Corra que o Sino vem aí! Palco.com Cia de Arte
11h00 – Visitação às Livrarias, Circo do Picapau Amarelo
13h00 – Projeto Bairro Feliz
14h00 – Oficinas lúdicas – Valeria Caram (Foyer)
15h00 – O Auto da Compadecida – Grupo Revirando Direção: Adriane Mathias e Rodolfo Braga + Flicts (Auditório)
16h00 – Sitio do Picapau Amarelo – No Reino das Águas Claras
19h00 – Lançamento de CD e show Cleiton Rolo Lançamento CD com participação especial de Rafael Castro
19h30 – Visitação às Livrarias, Circo do Picapau Amarelo
21h00 – Show IRA Folk Palco Entorno Teatro Municipal
* Durante o dia, das 8h às 17h, acontecem apresentações lítero-musicais, contação de histórias e visita aos estandes das livrarias. Para conferir a programação completa acesse: www.facebook.com/festivalintegradolp
 
 
Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista – FILLP 2019
Cerimônia de Abertura: 03/11 às 19h00
Data: De 03 a 10 de novembro Hora: Das 7h às 21h
Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – Lençóis Paulista
Entrada franca
Classificação: livre
 
 
Sobre os Patrocinadores
 
BRACELL
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Quando a expansão, conhecida como Projeto Star for concluída em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2,0 milhões de toneladas de celulose (1,5 milhão em SP e 0,5 milhão na Bahia) e empregará aproximadamente 7.500 funcionários diretos e terceirizados. Além de suas operações na fábrica no Brasil, a Bracell po ssui um escritório corporativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.
 
ZILOR
Com uma visão orientada pelo Empresariamento Social, a Zilor investe constantemente nas comunidades onde atua, por meio de recursos próprios e incentivados. Desde 2007 utiliza recursos viabilizados por meio de leis de incentivo fiscal para beneficiar, prioritariamente, crianças e adolescentes com atividades que visam promover, pela educação, cultura e esporte, o desenvolvimento pessoal e social, já os preparando para que sejam protagonistas em sua própria vida.
 
Tags: 1º CONCURSO LITERÁRIO DO FILLP 2019, ,, , , , FILLP 2019, IRA!, LENÇÓIS PAULISTA, LWART LUBRIFICANTES, MONTEIRO LOBATO, NELSON FAILLACE, ORQUESTRA MUNICIPAL DE SOPROS “MAESTRO AGOSTINHO DUARTE MARTINS”, PEDRO CORDEL, PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (PROAC), REFERÊNCIA NA CULTURA, TURISMO LENÇÓIS PAULISTA, ZILOR – ENERGIA E ALIMENTOS